Informativo

Covid-19: Escolha correta do tipo de teste e sua qualidade impactam na prevenção e tratamento da doença

A pandemia da Covid-19 evidencia ainda mais o papel e a relevância do diagnóstico na tomada de decisões e manejo de pacientes. Mesmo a população em geral passou a repensar a qualidade dos exames e do laboratório que realiza seus exames.

Nesse cenário, nada é mais fundamental do que escolha de testes, que ofereçam resultados seguros e confiáveis, ajudando a prevenir maior disseminação da doença e salvando vidas! A Roche continua investindo de forma crescente em conhecimento científico e técnico na área, resultando em testes altamente seguros.

Para utilizar ao máximo da capacidade do exame, é preciso saber qual o objetivo da testagem e, a partir disso, escolher qual tipo é indicado. Por exemplo, se o paciente tem alto risco de contaminação ou apresenta sintomas, o mais indicado é o teste de PCR. Já o sorológico é ideal para saber se a pessoa foi previamente infectada pelo SARS-CoV2.

Outro aspecto relevante é que na Covid-19 a produção de IgG pode preceder a produção de IgM ou podem ocorrer simultaneamente. Por isso, o teste sorológico é o indicado para dosar anticorpos totais e maduros, consequentemente, indicar uma potencial imunidade.